O serviço de locução profissional não possui uma tabela ou um piso, o preço é calculado a partir de algumas variáveis.
Antes de mais nada é preciso pensar em dois pontos distintos: a contratação do locutor profissional e a contratação do serviço de locução.
Diversas empresas, de comunicação ou não, contratam locutores como funcionários, até aqui nenhuma novidade. Mas eu quero me referir mesmo ao preço do serviço de locução do profissional da voz.
O locutor calcula o preço com base em diversos fatores, alguns deles podem até ser complexos. Vamos explorar os principais aspectos que determinam o valor cobrado pelos serviços de locução.
O tipo de projeto é o primeiro ponto que se deve considerar. O segundo é para quê, depois o local, ou seja, o ambiente que será veiculado. O tamanho do cliente influencia bastante nesse cálculo, até porque não dá pra cobrar o mesmo valor pra uma locução pro carro de som do bairro que uma locução pro Google ou pra Coca-Cola.
Não existe uma tabela ou um percentual para esse tipo de serviço. Por isso eu sempre digo que o orçamento é personalizado.
Se o projeto for ser veiculado na TV local, a base de cálculo é uma, para veiculação nacional esse cálculo já muda. Projetos para chatbot e espera telefônica seguem o mesmo raciocínio. O valor a calcular para uma espera telefônica de um grande banco é diferente da espera telefônica de uma clínica odontológica ou petshop de uma cidade.
Sabemos que a publicidade vem se adaptando aos novos tempos, especialmente no digital, mas nem assim há uma fórmula exata. Às vezes a publicidade veiculada em um streaming fatura dez vezes mais que a veiculada na TV de uma grande afiliada.
Por isso, o locutor deve levar em consideração todos esses fatores e outros mais, além claro, dos fatores agregados como mão de obra, tempo, investimento em cursos, equipamentos, etc.
Já para o contratante, sabendo de todos esses fatores, é preciso incluir esse item no planejamento empresarial, com recursos destinados ao marketing considerando serviços com custos variáveis como esse.
O ambiente digital é um mercado fértil tanto para locutores quanto para contratantes. Cada vez mais as pessoas vêm usando as plataformas e redes sociais como negócios e fontes de renda e por isso procuram o serviço de locução, e saber calcular bem o preço é importante.
Por isso, o locutor precisa conhecer os diversos submercados dentro do mercado digital, a fim de entender para calculcar o valor do seu serviço de modo apropriado. Ao passo que os contratantes vêm demandando cada vez mais esses profissionais com competência e qualidade aplicáveis ao digital.
Mesmo locutores em início de carreira podem levar em consideração todos esses quesitos para ofecerer um orçamento específico e personalizado para o cliente. Locutores experientes geralmente cobram mais devido à sua expertise e conhecimento.
Cálculos
O cálculo do serviço de locução para chegar num valor, num número pode levar em consideração minutos, horas, projeto, página, quantidade de palavras, episódio, etc.
Locução para audiolivros e podcasts costumam ser mais caros devido ao tempo necessário para gravação e edição. Os valores podem variar entre R$1.000 e R$10.000.
Para produtos corporativos, de acordo com a duração e o detalhamento necessário, os valores podem partir de R$500, passar por R$2.000 e atingir a casa dos R$10.000.
Para infoprodutos, como VSL, o valor pode iniciar em R$400 ou mesmo R$900, podendo passar por R$1.500 ou bem mais, dependendo do tempo dessa VSL.
Ganha-ganha
Na ponta do lápis é preciso colocar na conta a palavra 'depende'. E o resultado final precisa ser justo para ambos os lados.
Solicitar orçamentos de diferentes locutores é bom para avaliar não só o preço, mas também a qualidade do serviço, a experiência e a capacidade de executar e entregar o que o cliente precisa. Analisar trabalhos anteriores do profissional da voz ajuda o contratante a verificar se atende às expectativas de qualidade que precisa.
O game tem que ser de ganha-ganha, e não me refiro somente ao preço do serviço de locução, mas também aos resultados que o cliente alcança com esse serviço.
Os locutores precisam ter suas bases de cálculos referenciais próprias para oferecer um orçamento especializado, e isso é diference de valor.
Cada profissional tem seu valor, seu posicionamento e sua história. E isso não tem preço!
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