Mestre de Cerimônias
- Nyrlene Pamplona
- 5 de mar.
- 3 min de leitura
A importância de ter um bom profissional no seu evento

Planejar um evento nunca é tarefa fácil. E para que ele aconteça, é importante pensar em inúmeros detalhes pra garantir que tudo corra bem. Além disso, ainda é preciso pensar em quem ficará responsável por apresentá-lo. Para isso, existe um profissional muito importante: o mestre de cerimônias.
Mestre de cerimônias é o orador do evento, o locutor, o trabalho desse profissional é primordial pra garantir a qualidade da cerimônia, é quem conduz cada etapa da solenidade.
Esse profissional é o anfitrião do evento, assumindo um papel de apresentador e condutor das atrações. Também assume o papel de comunicador, cabendo a ele a capacidade de engajar o público e despertar as emoções adequadas a cada momento.
Importante ressaltar que, embora o mestre de cerimônias seja o apresentador do evento, ele não é o personagem principal, pois o foco e o brilho devem ser direcionados para o objetivo do evento.
De modo geral, as cerimônias e solenidades costumam ser muito mais agradáveis, elegantes e profissionais quando são conduzidas por um mestre de cerimônias. Assim como qualquer pessoa pode fazer foto, também é possível realizar a apresentação do evento. Porém, há uma diferença abissal na qualidade quando é realizado por um profissional.
Importante diferenciar que mestre de cerimônias é uma profissão completamente diferente de cerimonialista.
O mestre de cerimônias conduz o evento, já cerimonialista é a pessoa responsável pela organização e produção do evento, com atribuições que vão desde a contratação de outros profissionais até garantir que tudo saia como planejado no dia especial.

Como é o Trabalho do Mestre de Cerimônias?
A responsabilidade desse profissional não se limita a ler o roteiro para apresentar o evento, pois, sobretudo, enquanto comunicador, precisa compreender nuances e interações que se apresentam fora do roteiro, ou seja, precisa ter jogo de cintura e saber lidar com improvisos. Aliás, o improviso é o que mais acontece em eventos e é importante saber conduzir.
É o mestre de cerimônias que dá o tom do evento, diferenciando entre momentos solenes, de homenagens, informacional, condução, criação de expectativa, animação, institucional, etc.
Mas o trabalho começa muito antes, com as preparações preliminares. A manutenção da voz é importante para uma boa narração com dicção clara e sem ruídos, com técnicas vocais adequadas.
Estudar o público é importante para o mestre de cerimônias se preparar para apresentar, uma vez que isso impacta diretamente no tom dado ao evento, já que a performance para uma formatura é muito diferente para um casamento ou uma solenidade militar, por exemplo.

Revisar o roteiro e ler antes do evento é importante pro desempenho do mestre de cerimônias, já que conhecer antecipadamente a dinâmica ajuda na performance e mitiga erros, incluindo improvisos. Além disso, dá tempo do profissional pesquisar as pronúncias de nomes próprios, de localidades, que são verdadeiras cascas de banana para pronunciar.
Em regra, o contratante é quem redige o roteiro, geralmente o cerimonialista, mas nada impede de ser escrito em conjunto se assim prever o contrato.
Importante ressaltar que o roteiro precisar ter um texto para ser falado. Muitas vezes, pelo hábito de redigir textos para serem lidos, sem verbalizar, eles ficam com uma linguagem inadequada e por isso não conectam.
O momento do briefing é fundamental para tirar dúvidas e fazer perguntas sobre o evento, incluindo pronúncias de nomes e sobrenomes que serão lidos e detalhes que às vezes podem não constar no roteiro.
Fazer o teste de som junto aos técnicos, verificar a iluminação no púlpito - se houver - e a posição de onde fará a cerimônia também fazem parte das atividades do mestre de cerimônias.
Particularmente eu gosto de levar alguns acessórios que ajudam bastante em muitos casos, como por exemplo luminária portátil e pasta estilo coral, e claro, caneta para eventuais edições no roteiro e anotações diversas.
Depois de superadas todas as etapas é o momento do mestre de cerimônias realizar a condução do evento.
Contratar um mestre de cerimônias é um diferencial para qualquer evento. Portanto, reconhecer a importância dessa atividade agrega valor e garante o sucesso do evento, sobretudo com um mestre de cerimônias de qualidade, com uma boa voz, boa desenvoltura e apresentação cativante, elevando a qualidade da solenidade e promovendo experiências memoráveis ao público.
Comentarios