Vamos explorar as diversas frentes que o locutor pode atuar, brilhar e expandir seus horizontes.
Ao contrário do que possa parecer, o mercado para locução está em pleno vapor, isso porque me refiro ao mercado digital, que oferece variadas oportunidades para locutores de todos os níveis.
Eu gostaria de sugerir a leitura do meu artigo "Mercado de locução: oportunidades no mundo digital" para conhecer algumas coisas do digital antes de aprofundarmos o tema aqui.
Mercado Digital
Estamos acostumados a usar a internet como entretenimento, especialmente as redes sociais, mas acontece que esse ambiente se tornou um campo fértil de possibilidades para se fazer negócios.
O comportamento das pessoas no digital é diferente do mundo real, e compreender isso ajuda a pensar estrategicamente para ver as oportunidades e aproveitá-las.
Ser visto é o primeiro passo, mas não me refiro a viralizar com postagens, me refiro a ser visto por uma uma audiência qualificada, por clientes em potencial que comprem o serviço de locução.
Por isso, definir seu público-alvo é importante para o sucesso do seu negócio.
Para entender como o mercado digital funciona, é preciso antes estruturar o seu negócio de locução, saber seus pontos fortes, fracos, as oportunidades e as ameaças, ou seja, fazer a análise SWOT. Depois é preciso definir um modelo de negócio. É muito importante que o locutor pense no seu serviço como um negócio.
A partir daí, usar as plataformas e ferramentas estrategicamente é o que vai favorecer seu espaço no mercado digital.
Imagine as suas redes sociais como lojas, por exemplo: o Instagram é sua loja no shopping, o TikTok é sua loja na 25 de Março e o seu LinkedIn é o seu escritório num prédio comercial na Avenida Paulista.
Ao mudar essa mentalidade você começa a fazer conteúdos e postagens de valor, pois essas postagens são sua vitrine.
Para cada ambiente, o tipo de linguagem é diferente também, já que os comportamentos das pessoas em cada tipo de rede social é diferente também.
Uma dica importante é: não faça publicações como na TV e rádio. No ambiente digital as pessoas não querem que vendam para elas, ainda mais com a opção de pular anúncio.
Outra dica importante é usar o marketing de conteúdo para criar as postagens, com técnicas de copywriting e storytelling.
As redes sociais estão cheias de usuários, seja pessoa física ou jurídica, e com o seu conteúdo interessante, persuasivo e envolvente, certamente alcançará o seu público qualificado.
Lembre-se de diferenciar a comunicação de massa e a comunicação dirigida ao seu público qualificado.
No ambiente digital é possível encontrar clientes que muitas vezes nem sabem que precisam de uma voz para o seu projeto até se depararem com um profissional que ofereça o que ele precisa.
Não são só produtoras e agências que contratam locutores, clínicas odontológicas podem contratar uma voz para a sua espera telefônica e URA. Uma academia do bairro pode contratar uma voz para fazer os avisos sonoros. Uma imobiliária pode contratar um profissional para os seus vídeos de reels. Uma rede de supermercados pode contratar uma voz para seus treinamentos internos. E assim por diante.
Embora esses clientes não tenham expertise de detalhes que envolvam a parte técnica de gravação de voz e de equipamentos, é importante o locutor entregar um serviço de qualidade, pois assim gera valor pra toda a cadeia da locução.
Benefícios em atuar no digital
O mercado digital para locutores apresenta uma diversificação de clientes imensa, tudo precisa de voz, ou melhor, de soluções de voz.
Há profissionais liberais que têm vergonha de aparecer nos seus vídeos, e não tem problema nisso, nesse caso oferecer o serviço de voz pra essa finalidade é uma grande oportunidade de solucionar o problema do cliente.
Lembre-se: o benefício não é uma boa locução, é a solução que você proporciona ao cliente.
Quanto mais se explora o ambiente digital, mais se percebem oportunidades, desde clientes autônomos, pequenos negócios, a grandes negócios, incluindo o Google, viu.
Clientes pequenos são grandes potenciais para contratar o serviço de locução. Muitas vezes eles não têm recursos para contratar produtoras de áudiovisual, mas conseguem dispor de um valor que seja suficiente para o locutor prestar um serviço de qualidade, e assim o locutor pode até expandir seu negócio de voz com serviços que agregam.
Um benefício legal de atuar no digital é encontrar clientes que sequer haviam pensado nesse serviço, até se deparar com um, é o caso de autores independentes que precisam de locutor para fazer seu áudiolivro. Ou então um produtor de conteúdo independente que precisa fazer a plástica sonora do seu podcast.
O mercado de locução no ambiente digital é latente, vibrante e dinâmico.
Dicas para Locutores
Invista em equipamento com um mínimo de qualidade e vá melhorando conforme o retorno financeiro;
Tenha um estúdio caseiro, uma cabine ou mesmo um ambiente com uma boa acústica (mesmo improvisada), isso é essencial para entregar um serviço de qualidade;
Aprenda sobre Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Copywriting, Storytelling e sobre comportamento no digital;
Compreenda como funcionam os anúncios on-line e o SEO , isso pode ajudar você, locutor, a posicionar seus serviços para atrair mais clientes;
Seja versátil e criativo;
Desenvolva habilidades em diferentes estilos de locução para atender a diversas necessidades do mercado digital.
O mercado digital para locutores está repleto de oportunidades. Aproveite as diversas frentes de atuação e expanda seus horizontes. A demanda por vozes profissionais e humanizadas é alta, e você pode se destacar investindo em qualidade, versatilidade e marketing digital.
Prepare-se para dar voz ao futuro e aproveite ao máximo o vasto campo digital!
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