O serviço de voz no ambiente digital tem um campo fértil de possibilidades.
O mercado de locução tem sido tradicionalmente associado à TV e ao rádio, com produtoras e agências contratando locutores para comerciais, programas, anúncios, vinhetas e outros projetos que já conhecemos, inclusive para grandes marcas e empresas. Esse é o que chamo de mercado tradicional
No entanto, o cenário tem mudando rapidamente com a expansão do mercado digital. Aliás, já mudou e nem nos damos conta.
A Expansão no Mercado Digital
Com o crescimento exponencial da internet e das plataformas digitais, o mercado de locução se tornou um campo fértil e cheio de possibilidades.
Tudo precisa de voz, e os locutores profissionais estão encontrando muitas oportunidades em várias frentes.
Anúncios para tráfego e publicidade on-line posso dizer que são tradicionais do mercado digital e utilizam vozes mais cativantes para atrair e converter leads, seja no Meta Ads, Google Ads, YouTube Ads, LinkedIn Ads.
E já adianto, nada de locução de rádio aqui, hein!
Conteúdos para redes sociais também demandam serviço de voz, já que reels, Tik Tok, stories utilizam vídeos curtos e dinâmicos que precisam de uma narração envolvente pra se destacarem.
Vídeos educativos, de entretenimento e tutoriais no Youtube, por exemplo, são potenciais demandantes de uma locução clara e profissional. Assim como os podcasts, que estão super em alta, e precisam de narração para engajar os ouvintes.
A VSL, a meu ver, é um coringa do digital para locutores. Vou explicar mais profundamente sobre VSL em outro artigo.
Empresas de todos os tamanhos estão no ambiente digital, tornando o mercado aquecido o tempo todo.
Pequenos negócios como clínicas odontológicas, lojas de bolos, academias, petshop, delivery, clínica de estética, escritório de advocacia, dentre outros, podem se beneficiar com uma locução profissional para vídeos institucionais, mídia indoor, anúncios locais e materiais promocionais.
Assim como as grandes empresas também, já que as pessoas responsáveis pelo marketing e divulgação também estão na internet, e podem se deparar com a voz ideal para campanhas da empresa, ou mesmo vídeos corporativos e treinamentos internos.
Oportunidades e Benefícios
O mercado digital para locutores apresenta uma gama de diversificação de clientes, que muitas vezes nem sabem que precisam de uma voz profissional até se depararem com esse tipo de serviço sendo oferecido de forma eficaz e conectada.
Os locutores, por sua vez, agora podem atender a uma variedade imensurável de clientes, desde pequenas empresas locais, pessoas físicas, MEIs até grandes corporações globais.
A flexibilidade e o alcance são benefícios em potencial que elevam as possibilidades de faturamento para locutores, já que esse serviço pode ser realizado em qualquer lugar, permitindo que o profissional da voz atenda clientes em todo o mundo.
Essa não é só uma tendência, mas um crescimento constante que o digital proporciona, com demandas por conteúdos com narração profissional aumentando todos os dias, abrindo novas oportunidades constantemente.
O mercado de locução está mais vibrante e dinâmico do que nunca. Se você é um locutor ou está pensando em contratar um, agora é o momento ideal para explorar o vasto campo do digital.
A voz que conecta pode fazer toda a diferença na forma como uma mensagem é recebida, e as possibilidades são praticamente infinitas.
De pequenos negócios a grandes empresas, todos estão no digital e todos precisam de uma voz profissional para a perenidade do seu negócio.
Comments