O briefing é uma reunião entre contratante e contratado para repassar informações sobre um projeto.
Para a locução profissional o briefing é importante para detalhar todas as informações necessárias para a execução da gravação.
É crucial o locutor garantir que entendeu exatamente o que o cliente deseja. Às vezes a gente pensa que entendeu, e depois não era o que o cliente queria.
É no briefing que se sabe o objetvo, o público-alvo, o tom desejado da voz para a gravação, é o alinhamento das expectativas do cliente com a execução do locutor. Isso reduz retrabalho, economiza tempo e recursos.
Um briefing bem feito ajuda em resultados mais precisos, não só do que o cliente espera do locutor, mas sobretudo dos resultados que esse cliente alcança com esse trabalho de voz.
No briefing o locutor apreende todas as informações para entregar um trabalho de qualidade e consistente.
Como o Locutor Extrai Informações do Briefing?
Primeiramente, ouvir é ouro, mas também fazer as perguntas corretas é diamante. Não se pode ter vergonha de perguntar, o detalhe pode fazer toda a diferença.
Manter a comunicação aberta é importante durante todo o processo e também demonstra profissionalismo.
Perguntar se o cliente tem referências e exemplos ajuda bastante, assim como os pontos chave do texto que o cliente quer que seja enfatizado.
As pronúncias corretas de palavras e nomes próprios, cidades, termos específicos são verdadeiras cascas de banana pro locutor, por isso é sempre bom perguntar.
Não precisa entrar na polêmica se é Rorãima ou Roraima, basta perguntar como o cliente prefere que seja pronunciado.
Algumas preferências são importantes perguntar pro cliente, como o locutor entende profundamente o seu ofício, apresente opções, pergunte se o cliente tem preferência pelo tipo de entonação, de ritmo, de altura, volume.
Nem Sempre o Cliente Sabe o que Quer
Nesse caso é preciso muita sensibilidade por parte do locutor, usar o feeling para captar a mensagem, meu honorário guru - como já dizia Rolando Lero, da escolinha do Professor Raimundo.
Às vezes a pessoa não consegue expressar em palavras o que deseja que o locutor faça. Por isso, dar atenção total ao cliente no briefing é o segredo para alcançar um resultado mais assertivo.
Consequências de um Briefing Mal Feito
Isso realmente pode ser um desastre. De duas, uma: ou o cliente nunca mais vai te contratar ou então vai achar que todo locutor é assim.
Um briefing mal feito gera desentendimentos devido à falta de clareza ou mesmo ruído na comunicação.
O retrabalho sempre vai estar no topo da lista quando o briefing não é bom.
No final os resultados serão insatisfatórios e a qualidade certamente ficará comprometida.
Briefing + bem + feito = Sucesso
Um briefing bem feito é fundamental para o sucesso de uma gravação de voz, pois ele guia o locutor, assegurando que a entrega final seja de alta qualidade e alinhada com as expectativas do cliente. Portanto, investir tempo em um briefing detalhado e claro é essencial para obter resultados excelentes.
Pronto para criar um briefing eficaz para o seu próximo projeto de locução? Experimente essas dicas e veja a diferença na qualidade do trabalho final!
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