Locução profissional é para minha empresa?
- Nyrlene Pamplona
- 24 de jun. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 16 de jul. de 2024
Essa pergunta é muito fácil de responder e ainda tem 3 opções:
Sim! Claro! Com certeza!

Você já deve ter visto que algumas marcas conseguem captar a atenção do público instantaneamente.
Muitas vezes o segredo está na voz por trás da mensagem. Vamos explorar como a locução profissional pode ser um diferencial estratégico para a sua empresa.
A voz profissional transmite confiança e autoridade, isso é essencial para construir a credibilidade da marca.
Imagine que sua empresa está lançando um novo produto. Você investiu em design, marketing e estratégia, mas falta algo crucial: a voz que vai comunicar tudo isso ao seu público.
É aí que entra a locução profissional.
O profissional da voz, ou artista da voz, sabe usar a entonação e ritmo adequados para criar uma conexão emocional com quem ouve, e isso faz uma grande diferença na forma como sua mensagem é percebida e recebida pelo público.
A voz profissional ajuda a construir e reforçar a identidade da marca ou produto, criando uma conexão com os consumidores. Além, claro, da versatilidade, já que locutores profissionais conseguem adaptar seu estilo para diferentes mídias e propósitos, desde vídeos institucionais, rádio interna, espera telefônica, anúncios, campanhas publicitárias, até podcasts, garantindo que a mensagem seja transmitida de forma mais eficaz.
Tudo isso aumenta o reconhecimento, engajamento e melhora a conversão.
Comerciais e anúncios bem narrados capturam a atenção das pessoas, sejam em mídias tradicionais, sejam em mídias digitais.

Exemplos Práticos
Campanhas Publicitárias
Um comercial de TV ou rádio com uma narração profissional pode aumentar significativamente o impacto e a memorização da mensagem. É voltada para a comunicação de massa.
Há também a comunicação voltada para a internet, embora pareça a mesma coisa do meio tradicional, aqui no digital a pegada é diferente.
A pubicidade e os anúncios são personalizados, a fim de alcançar o público-alvo ideal por meio do tráfego. A locução para veiculação no digital é bem dinâmica, e o varejo aqui não funciona, pois os usuários na internet não gostam de ser interrompidos com anúncios.
As pessoas querem comprar, mas não querem que vendam para elas, já que elas já têm isso na TV e rádio. Por isso, uma boa locução com um bom copywriting é a fórmula do sucesso para campanhas no digital. Falarei em outro artigo sobre copy e storytelling.
Vídeos Institucionais
Apresentar sua empresa ou produtos com uma voz profissional passa uma imagem de seriedade e cuidado com os detalhes. O manifesto é o queridinho da maioria das empresas, pois mostra autoridade e posicionamento para todas as pessoas.
A locução para vídeos institucionais tem um trabalho mais refinado, pois geralmente não há pressa na sua produção, já que não é voltado para vendas especificamente. Esses vídeos podem ter diversas finalidades, por exemplo, podem ser exibidos em uma sala de espera, elevador, ou então fazer parte de uma apresentação para fornecedores e clientes, ou ainda ser exibido em uma conferência internacional ou mesmo patrocínio em um grande evento.
A narração para esse tipo de trabalho é essencical para expressar as nuances, entonações e inflexões necessárias do texto a fim de impactar, cativar e deixar marcado na memória das pessoas essa experiência.
Serviço de Atendimento ao Cliente
Mensagens de voz gravadas por um profissional melhoram a experiência do cliente e a percepção da sua marca.
Todas as pessoas sabem que aquele atendimento telefônico dando as opções 1, 2 ou 3 para direcionar a ligação não é uma pessoa de verdade. E cá pra nós, ninguém gosta dessa parte de ficar ouvindo até encontrar a opção desejada.
Mas a empresa sabe que isso é necessário. Então por que não fazer disso uma ótima experiência pro seu cliente? Uma voz humanizada e descontraída indicando as opções pro cliente digitar é metade do caminho dos problemas da pessoa resolvidos. E a locução profissional é ideal para isso.
Avisos sonoros também ajudam bastante na empatia. Imagine entrar num banco e travar a porta giratória bem no meio por causa do excesso de metal, aí vem aquela voz robótica dizendo para retornar e colocar os pertences no compartimento ao lado. Dá até uma raiva, né. Mas isso tem uma solução muito simples de resolver: voz profissional.
E os clientes da academia que não vão embora e os funcionários estão loucos para fechar tudo e ir pra casa?! Um aviso sonoro dando a regressiva do horário de fechamento com uma voz versátil, torna isso muito mais eficiente.
Retorno Sobre o Investimento
Investir em locução profissional pode parecer um custo adicional, mas os benefícios superam os gastos. Uma comunicação eficaz pode aumentar as taxas de conversão, melhorar a imagem da marca e fidelizar clientes.
Se você quer que sua empresa se destaque no mercado competitivo de hoje, considerar a contratação de locutores profissionais é um passo importante. Eles trazem um nível de sofisticação e eficácia que pode transformar a forma como seu público percebe sua empresa.
Está pronto para dar voz à sua empresa? Avalie suas necessidades e considere a locução profissional como parte da sua estratégia de comunicação.
Que bacana o seu BLOG, Nyrlene. Conteúdos interessantes e explicados pela sua voz. Parabéns!
Que bacana o seu BLOG, Nyrlene. Conteúdos interessantes e explicados pela sua voz. Parabéns!