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Locução profissional

Locução para VSL

No universo do marketing digital, a comunicação é a chave para converter leads.


Ouça o áudio do texto aqui
Foto locutora VSL Nyrlene de vestido preto, segurando microfone e usando fone de ouvido.

O que é VSL?


Antes de falar sobre locução para VSL, vou te explicar o que é.


Dentre as diversas estratégias disponíveis para vendas no digital, uma que se destaca pela eficácia é a VSL, que significa Video Sales Letter.


A VSL revolucionou a forma como as empresas comunicam suas ofertas, permitindo uma conexão mais profunda e persuasiva com o público.


A VSL é uma carta de vendas em formato de vídeo, muito diferente dos meios tradicionais de venda, aqui os textos são longos, com imagens estáticas ou em movimento.


A VSL utiliza esse poder visual e auditivo para transmitir mensagens de maneira mais envolvente e persuasiva.


Detalhe: você nunca vai ver uma VSL na TV ou ouvir no rádio.

A VSL ganhou popularidade no início dos anos 2000, especialmente em nichos em que a persuasão emocional é crucial.


Hoje em dia a VSL é uma ferramenta indispensável para quem deseja maximizar a conversão on-line de infoproduto.


O vídeo tem a capacidade de capturar a atenção do público de uma forma mais eficaz do que só o texto escrito, já que possui elementos que estimulam a pessoa mais rapidamente.


Uma VSL bem estruturada condensa informações complexas em uma narrativa clara e convincente que prende a atenção e com isso aumenta as chances de convencer o espectador de tomar uma ação, ou seja, de realizar uma compra ou mesmo se inscrever em um serviço.


Os infoprodutores, ou afiiados, são pessoas que frequentemente utilizam VSL, e relatam aumentos expressivos nas taxas de conversão, mostrando o poder dessa estratégia.

Imagem da internet em azul com um microfone e fone de ouvido no centro e ao redor vários ícones de autofalante, joinha, coração, nota musical, balão de gibi, símbolo do youtube

Locução para VSL


O locutor desempenha um papel fundamental em uma VSL, pois ele é a "voz" que guia o espectador ao longo da narrativa.


A escolha de um locutor com uma voz profissional e humanizada deve estar alinhada com o tom da mensagem para que tenha o efeito esperado. Não adianta, voz de inteligência artificial não conecta, pois ela não consegue transmitir a emoção para ganhar a empatia do espectador.


O texto para VSL geralmente é longo, podendo durar 30 minutos, 40 minutos ou mesmo 1 hora.


Cada fase do texto tem um propósito, tem momentos de empatia, momentos de dor, de superação, de conflito, momentos de solução do problema, momentos mais enérgicos, outros mais calmos e tem também o momento do pitch da venda, esta fase é o momento decisivo. Se todas as fases anteriores forem bem interpretadas, esta fica fácil de fazer o CTA e converter a venda.


Por isso o trabalho do locutor é entender como funciona o texto de copy da VSL pra dar a entonação necessária, com clareza e capacidade de transmitir emoção para manter o engajamento do espectador.


Um bom locutor é capaz de reforçar a persuasão do script, tornando a mensagem mais impactante e confiável.


Tipos de VSL


Toda VSL precisa de script, assim como num filme, aliás, posso dizer que a VSL é um curta metragem.


A VSL apresenta uma solução para um problema e é dividida em nichos, tais como: emagrecimento, renda extra, relacionamento, espiritualidade, saúde e bem-estar, educação, tecnologia, viagens, jogos, finanças, decoração de casa, faça você mesmo, moda, etc.


Há uma infinidade, porém as três mais lucrativas são emagrecimento, relacionamento e renda extra.


A VSL precisa despertar interesse logo nos primeiros segundos e manter a atenção da pessoa até o final. Por isso utilizam-se técnicas de copywriting, incluindo uso de gatilhos emocionais e escassez para converter vendas.


O pai da VSL é o Jonh Benson, que criou a primeira estrutura de copy pra esse estilo de venda. Mas também há outros autores como Jim Edwards, Stefan Georgi e Chris Haddad, que possuem outras estruturas textuais pra VSL, cada uma baseada em um conceito principal de conversão de venda.


Entender os estilos de textos desses autores, faz com que o locutor perceba as nuances e as ênfases de cada VSL, e assim aumenta o repertório do profissional da voz para dar a melhor interpretação, pois o sucesso do infoprodutor é o sucesso do locutor.


E esse sucesso é na casa de 7, 8 dígitos.


Não subestime o poder de um locutor bem escolhido para fazer a narração da VSL, pois isso é fundamental para conectar a mensagem ao público.


Agora é hora de colocar essas dicas em prática e converter essas VSLs!


 

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