A locução é uma arte versátil que se adapta a diversas necessidades.
Locução é uma arte versátil e se adapta à diversas necessidades e mídias. Vamos explorar os principais tipos de locução e suas características.
Locução de Rádio
É o mais conhecido. Quando uma pessoa diz que é locutora, a primeira coisa que vem em mente é justamente o rádio. Isso é normal porque está arraigado em nossas vidas.
Esse tipo de locução abarca apresentação de programas, leitura de notícias e anúncios. Esse profissional geralmente possui um padrão de voz e uma cadência rítmica peculiar.
Embora o locutor de rádio busque envolver o ouvinte e criar conexão, a forma dessa comunicação é específica e inerente ao veículo rádio.
Locução Publicitária
Esse tipo de locução é o segundo mais conhecido e o próprio nome é auto explicativo, é uma locução usada em comerciais de TV e rádio para promover produtos ou serviços.
Possui uma característica impactante e persuasiva, com o objetivo de captar a atenção rapidamente e fazer a pessoa comprar.
Arrisco dizer que esse tipo de locução é voltado para publicidade em massa, considerando os tipos de veículos que são usados para divulgação.
Locução Comercial
É um tipo muito semelhante à locução publicitária, mas pode incluir vídeos de produtos em lojas on-line e anúncios em plataformas digitais.
Neste caso, é voltado para enfatizar os benefícios e as características de um produto de forma direta e convincente.
Embora não seja de caráter persuasivo, é usado também para vendas. É importante atentar para os detalhes dos tipos de locução, pois isso influencia diretamente na interpretação e nos resultados do cliente.
Locução Corporativa
Esse tipo de locução é voltado para o ambiente empresarial e é muito utilizado em vídeos institucionais, treinamentos e apresentações internas.
A locução corporativa possui uma interpretação com posicionamento profissional claro, que transmite tradição e seriedade. Não é uma locução sisuda, mas requer uma certa linearidade.
Locução Institucional
A locução institucional é muito parecida com a corporativa, a diferença é que utiliza uma linguagem formal, parecendo até robótica, e geralmente fala sobre a marca, a empresa, e utiliza nos textos palavras que geralmente não usamos no dia a dia.
É mais uma questão de semântica mesmo, tem caráter informativo, empresarial, institucional mesmo e educativo, transmitie confiança e autoridade.
Reforço, não é sisudo, mas é formal.
Narrativa
Esse tipo de locução é o que se utiliza em documentários, audiolivros, audioguias, audiodescrição e podcasts.
A característica principal é contar histórias ou descrever eventos.
A interpretação é envolvente e específica, cujo foco é criar uma conexão emocional com o ouvinte.
Locução Promocional
Como o próprio nome já diz, é utilizado em promoções, como chamadas de TV e rádio. É o que se chama comumente de varejo.
A locução promocional usa uma entonação energética e excitante, destinada a gerar entusiasmo e urgência.
Também é usado para eventos especiais em momentos que sejam necessários criar essas emoções nas pessoas.
Locução Natural e Conversada
É o tipo de locução que mais se tem usado. Embora à primeira vista pareça fácil de fazer, não é.
A locução natural e conversada é usada para a maioria dos projetos em que precise criar conexão com as pessoas.
Aqui se utiliza muita técnica e habilidades, até mesmo pra não parecer caricata ou desleixado.
Locução Digital
Esse tipo de locução tem crescido bastante devido à crescente atuação das empresas no ambiente digital, bem como as tecnologias inteligentes com a internet das coisas.
Utiliza em grande parte a locução natural, já que nesse contexto a comunicação é mais personalizada, clara e direta.
Pode ser feita para VSL, assistentes virtuais, chatbots, sistemas de navegação, metaverso, URA, apps, etc.
Cada tipo de locução tem sua peculiaridade e aplicações específicas.
Compreender essas diferenças é essencial para escolher o estilo correto para cada projeto, garantindo que a mensagem seja transmitida da forma mais eficaz possível.
Explore essas variações e descubra qual melhor se adapta às suas necessidades!
Comments