AW-11463435737 AW-11463435737/vYBhCJCUjoUZENnLmNoq
top of page
balão de quadrinho lilás escrito blog Nyrlene Pamplona voz
logo rosa com a letra v lilás grande escrito Nyrlene Pamplona voz

Locução profissional

Diferentes tipos de Locução

A locução é uma arte versátil que se adapta a diversas necessidades.


Cinco fotos da Nyrlene locutora formando um mosaico com poses variadas fazendo locução
Ouça o áudio deste texto

Locução é uma arte versátil e se adapta à diversas necessidades e mídias. Vamos explorar os principais tipos de locução e suas características.


Locução de Rádio


É o mais conhecido. Quando uma pessoa diz que é locutora, a primeira coisa que vem em mente é justamente o rádio. Isso é normal porque está arraigado em nossas vidas.


Esse tipo de locução abarca apresentação de programas, leitura de notícias e anúncios. Esse profissional geralmente possui um padrão de voz e uma cadência rítmica peculiar.


Embora o locutor de rádio busque envolver o ouvinte e criar conexão, a forma dessa comunicação é específica e inerente ao veículo rádio.


 

Locução Publicitária


Foto Nyrlene locutora sorrindo e piscando com mãos no fone e um microfone na frente

Esse tipo de locução é o segundo mais conhecido e o próprio nome é auto explicativo, é uma locução usada em comerciais de TV e rádio para promover produtos ou serviços.


Possui uma característica impactante e persuasiva, com o objetivo de captar a atenção rapidamente e fazer a pessoa comprar.


Arrisco dizer que esse tipo de locução é voltado para publicidade em massa, considerando os tipos de veículos que são usados para divulgação.


 

Locução Comercial


É um tipo muito semelhante à locução publicitária, mas pode incluir vídeos de produtos em lojas on-line e anúncios em plataformas digitais.


Neste caso, é voltado para enfatizar os benefícios e as características de um produto de forma direta e convincente.


Embora não seja de caráter persuasivo, é usado também para vendas. É importante atentar para os detalhes dos tipos de locução, pois isso influencia diretamente na interpretação e nos resultados do cliente.


 

Locução Corporativa


Foto locutora Nyrlene sentada no chão com microfone e com as mãos no fone de ouvido sorrindo

Esse tipo de locução é voltado para o ambiente empresarial e é muito utilizado em vídeos institucionais, treinamentos e apresentações internas.


A locução corporativa possui uma interpretação com posicionamento profissional claro, que transmite tradição e seriedade. Não é uma locução sisuda, mas requer uma certa linearidade.


 

Locução Institucional


A locução institucional é muito parecida com a corporativa, a diferença é que utiliza uma linguagem formal, parecendo até robótica, e geralmente fala sobre a marca, a empresa, e utiliza nos textos palavras que geralmente não usamos no dia a dia.


É mais uma questão de semântica mesmo, tem caráter informativo, empresarial, institucional mesmo e educativo, transmitie confiança e autoridade.


Reforço, não é sisudo, mas é formal.


 

Narrativa


Esse tipo de locução é o que se utiliza em documentários, audiolivros, audioguias, audiodescrição e podcasts.

A característica principal é contar histórias ou descrever eventos.

A interpretação é envolvente e específica, cujo foco é criar uma conexão emocional com o ouvinte.


 

Locução Promocional


Como o próprio nome já diz, é utilizado em promoções, como chamadas de TV e rádio. É o que se chama comumente de varejo.

A locução promocional usa uma entonação energética e excitante, destinada a gerar entusiasmo e urgência.

Também é usado para eventos especiais em momentos que sejam necessários criar essas emoções nas pessoas.


 

Locução Natural e Conversada


É o tipo de locução que mais se tem usado. Embora à primeira vista pareça fácil de fazer, não é.


A locução natural e conversada é usada para a maioria dos projetos em que precise criar conexão com as pessoas.


Aqui se utiliza muita técnica e habilidades, até mesmo pra não parecer caricata ou desleixado.

 
Imagem futurista em tom azul com um microfone e uma mão apontando para uma tela de vidro e mesa de som com ícones em holograma
 

Locução Digital


Esse tipo de locução tem crescido bastante devido à crescente atuação das empresas no ambiente digital, bem como as tecnologias inteligentes com a internet das coisas.


Utiliza em grande parte a locução natural, já que nesse contexto a comunicação é mais personalizada, clara e direta.


Pode ser feita para VSL, assistentes virtuais, chatbots, sistemas de navegação, metaverso, URA, apps, etc.


Cada tipo de locução tem sua peculiaridade e aplicações específicas.

Compreender essas diferenças é essencial para escolher o estilo correto para cada projeto, garantindo que a mensagem seja transmitida da forma mais eficaz possível.


Explore essas variações e descubra qual melhor se adapta às suas necessidades!


 




Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page
AW-11463435737/vYBhCJCUjoUZENnLmNoq